quarta-feira, 23 de março de 2011

Dos exíguos intervalos para a balada



Suponha que uma pessoa concentrada consiga ler uma página a cada 1 minuto e meio. Nesse ritmo, se não se distrair conseguirá ler 40 páginas em uma hora. Como nosso colega hipotético é um aluno aplicado, estuda 8 horas por dia. Com isso, conseguirá ler em um dia, se não fizer pausas para comer ou ir ao banheiro, 320 páginas.
Devemos nos lembrar que nosso aplicado colega assiste aulas pela manhã. Assim, para ler durante 8 horas por dia, deverá estudar das 14 horas às 22 horas – sim, ele tem que fazer uma pausa entre o almoço e o retorno aos estudos. Se excluirmos o final de semana, dedicado à Missa e à revisão dos conteúdos lidos durante a semana, nosso colega terá lido 1.600 páginas.
O organizado aluno dividirá seu tempo, obviamente, entre as 6 disciplinas cursadas mais uma leitura extra (filosofia, sociologia, jornais, informativos do STF e STJ, uma decisão judicial aqui outra acolá). Com isto, terá que se dedicar a exatas 228,5 páginas por disciplina semanalmente. Isto dá mais ou menos 46 páginas diárias de leitura por disciplina.
Conclusão: se um professor dá mais de 138 páginas de leitura para a sua próxima aula (46 páginas x 3 dias = 138), ele fatalmente estará contribuindo para desorganizar a vida do estudante.
Acabo de perder vinte minutos da minha vida escrevendo este post inútil.

Ricardo Orsini – ricardo.orsini@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário