sábado, 19 de março de 2011

Das polêmicas tratadas pelo Blog

 

Me perguntaram pelos corredores, mais em tom de sugestão, porque eu não tratava de temas de Direito no Blog. Por exemplo, porque não tratar de assuntos polêmicos do Direito Penal, aprofundar assuntos de Teoria da Constituição, temas para concurso público e provas de ordem etc.? Mesmo agradecendo a sugestão, me pergunto: quem levaria a sério um Blog sobre Direito escrito por um estudante de Direito? Melhor dizendo, que autoridade, competência e habilitação um estudante possui para falar destes assuntos? Talvez, sob a orientação de um professor, para publicar em certas revistas especializadas (como as revistas de Mestrado que reservam espaço para um ou dois artigos de alunos de iniciação científica), teria cabimento tal hipótese. Mas, num Blog?

Blog é um veículo de comunicação instantânea (igual o café) e, às vezes, não pode ser levado muito a sério. Basta navegar pela blogosfera para se ter uma ideia do que é produzido pelos Blogs. Além disso, só escrevo sobre aquilo que entendo (ou por profissão deveria entender). Fui professor por dez anos e, justamente por isso, não me arriscaria a escrever sobre Direito. Depois que vier o diploma, uma pós-graduação aqui e ali, alguns anos de prática e, talvez, me arrisco a dar alguns palpites. Mas, isso ainda está longe. Minha presunção blogueira tem limites.

A intenção do Blog é ser apenas um diário de bordo, um marco temporal da maneira como os alunos da PUC pensam e vivenciam o curso. Faço o convite para que outros escrevam e compartilhem suas experiências acadêmicas no Blog. O espaço está aberto!

Ricardo Orsini - ricardo.orsini@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário